Depois que postei fotos do Viaduto 13 e do Mula Preta, muitos comentários sobre o fechamento do 13 para visitantes apareceram no meu Face e no Instagram. Eu subi de carro até perto do viaduto e caminhei pela parte de cima. Não vi placas pelo caminho indicando interdição. Estranhei apenas que no topo, no local onde se acessa os trilhos, passaram uma máquina e havia um valão e um monte de terras e pedras, onde antes se chegava à ferrovia. Eu desci o valão em meio a pedras escorregadias, subi o morro de terra e cheguei lá.
A vista é espetacular.
Não sei se nos fins de semana eles fecham a estrada. Só posso garantir que numa terça-feira não havia nada que me impedisse de subir. A estrada que leva ao viaduto está boa na maior parte, apenas depois de passar por baixo da estrutura é que há mais dificuldades. A foto abaixo é de uma casa já na área próxima à RS-129.
Antes de ir ao Viaduto 13 passei pelo Mula Preta. Este é menor, tem apenas a estrutura dos trilhos e por isso é mais complicado caminhar por lá. Já na estrada, se vê o viaduto de longe.
A estrada começa na RS-129 a uns 5 km depois de Dois Lajeados. À esquerda de quem sobe tem uma casa grande, na frente de outros prédios (do lado direito da rodovia). A entrada fica numa curva, então cuidado. É preciso pegar a estrada que passa à esquerda da casa. Tem a entrada da casa, a estrada do viaduto e outra mais à esquerda. Entre na do meio e siga sempre em frente pela principal. Uns 4 km abaixo tem esta casa e esta igreja, à direita.
Pegue a estrada que passa no meio. Dois quilômetros abaixo tem uma casa amarela e algumas vacas e cães.
Eu parei o carro antes desta ponte, porque havia muito lodo e fiquei com medo de atolar o carro. Estacionei ao lado de uma espécie de central elétrica. Acho que é o medidor de luz da casa, que faz um barulho. Já se vê os trilhos, a 5 metros de distância. Se a estrada estiver seca, é possível seguir de carro mais adiante. Há lugar para estacional ao lado do viaduto. Mas caminhar também é fácil porque é bem perto.
Se você parar antes da ponte, já verá os trilhos. Depois é só virar a esquerda nos trilhos que verá o túnel. É pequeno e pode ser atravessado sem uso de lanternas.
Do outro lado está o Viaduto Mula Preta.
A poucos metros tem uma plataforma, de onde é melhor para visualizar e fazer fotos.
Para caminhar, não olhe para baixo. Fixe o olhar nos trilhos. Eu caminhei sobre os trilhos, não nos dormentes. Olhe fixamente para os trilhos e siga em frente. Quando cheguei na plataforma, percebi dois urubus que pareciam estar esperando que eu caísse…
No fim das contas não caí… e valeu o passeio.
Eu também estou postando no Instagram.
https://www.studio.fm.br/2017/06/viaduto-13-em-vespasiano-correa-e-fechado-para-visitacao/
CurtirCurtir
talvez nos fins de semana tenha vigilantes.
CurtirCurtir
Pingback: Viadutos ferroviários: Mula Preta e Pesseguinho | Viajando com MarcosH